Requerimento Nº 029/2020
Regime: Tramitação Ordinária
Ex.mo Sr. Presidente,
Considerando que o Servidor Público, em sentido amplo, compreende todos os agentes que se vinculam à Administração Pública direta ou indireta, sob Regime Jurídico que pode ser de natureza Estatutária, Administrativo Especial ou Celetista, também denominado de natureza profissional e empregatícia;
Considerando que é cediço que a própria Carta Magna, de maneira inovadora, passou a tratar do regime jurídico dos servidores públicos, inclusive quanto aos requisitos para o provimento em cargos públicos, nos termos do artigo 37º.
Considerando que a contratação por tempo determinado, conforme prescreve o inciso IX do artigo 37, tem por finalidade o suprimento temporário de pessoal perante contingências que desgarrem da normalidade das situações e presumam admissões apenas provisórias, demandas em circunstâncias incomuns, cujo atendimento reclama satisfação e não devendo haver relação de emprego (onerosidade, subordinação, pessoalidade e continuidade).
Considerando que, excetuadas as nomeações para cargo em comissão, toda a arregimentação de pessoal feita pelo município, seja para empresas públicas, sociedades de economia mista, autarquias e fundações, deverá ser precedida de concurso público, nos termos do artigo 37, II, da CF, e que as condições para contratação por tempo determinado deverão circunscrever-se ao atendimento de necessidades temporárias de excepcional interesse público, cujos casos deverão ser previamente estabelecidos em Lei.
Considerando que, de acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura Municipal, nos últimos 03 meses (Janeiro/20, Fevereiro/20 e Março/20), houve pagamentos de grande monta de profissionais autônomos da ordem de R$ 530.966,80 (Quinhentos e trinta mil e novecentos e sessenta e seis Reais e oitenta centavos).
REQUEIRO, observadas as formalidades regimentais, e após ouvido o Douto Plenário, seja oficiado ao Ex.mo Sr. Dinamerico Gonçalves Peroni, DD. Prefeito Municipal de Itariri para que venha apresentar a essa Casa de Leis, as seguintes informações:
- Todos os profissionais contratados como autônomos possuem um contrato de prestação de serviços?
- Todos os autônomos foram contratados por processo seletivo?
- Enviar 01 cópia em formato eletrônico de todos os Contratos de prestação de serviços autônomos em vigor e daqueles vigoram quando até a data dos pagamentos.
- Enviar, em formato eletrônico, uma planilha contendo as seguintes informações dos autônomos por mês (Jan/20, Fev/20 e Mar/20: Nome Completo, Função, Setor, Data da Contratação, data do término do contrato/trabalho, Horário de Trabalho, Dias trabalhados, Quantidade de horas trabalhadas, Valor da hora e ou valor mensal, valor pago no mês, Quem autorizou a contratação e quem do setor conferiu e aprovou as horas/dias/mês trabalhados do profissional.
- Enviar cópia eletrônica de todos os Recibos de Pagamento de Autônomo-RPA pagos dos meses de Jan/2020 a Março/2020.
JUSTIFICATIVA: Objetivo deste Requerimento é verificar a disposição dos gastos e desembolsos na contratação de autônomos dentro do enquadramento da Lei e eventuais necessidades estabelecidas.
PLENÁRIO VEREADOR HENRIQUE F. MONTEIRO, EM 13 DE ABRIL 2020.
Sessão
Sessão | Data | Expediente |
---|---|---|
Ordinária | 15/04/2020 | Expediente |
Documentos Anexos