DIA INTERNACIONAL DA MULHER É CELEBRADO NESTA SEGUNDA-FEIRA (8/3)
Em diversos países do mundo, o Dia Internacional da Mulher é marcado por muitas homenagens, mensagens de carinho e gestos de reconhecimento e valorização pelo papel feminino na sociedade.
No entanto, mais do que uma data comemorativa, o dia 8 de março guarda raízes históricas que remontam à luta das mulheres por direitos individuais e melhores condições de trabalho.
HISTÓRIA
No início do século XX, uma grande parcela das mulheres na Europa e nos Estados Unidos trabalhava nas fábricas de seus países, com jornadas de trabalho que chegavam a 16 horas por dia, baixos salários e péssimas condições de higiene e salubridade no local de serviço. Além disso, elas ganhavam um salário inferior aos homens mesmo quando atuavam nas mesmas funções.
Para reverter essa realidade, as mulheres ingressaram em diversos movimentos socialistas e grupos populares, com o intuito de se organizar politicamente e pressionar por mudanças nas condições sociais.
Os movimentos feministas participaram de passeatas, protestos, greves e mobilizações, gerando uma série de repercussões no mundo.
Um grave acidente, porém, marcou negativamente esse período de efervescência social. No dia 25 de março de 1911, a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, testemunhou uma tragédia com um incêndio de grandes proporções em fábrica, que acabou matando 146 trabalhadores (dos quais, 125 mulheres e 21 homens). O acontecimento trouxe à tona as péssimas condições de trabalho, e isso deflagrou uma onda de protestos em todo o país.
Os protestos se espalharam na Europa, na Ásia, na América e até no Brasil. Mas, de um modo geral, os governos sempre reagiram com violência e brutalidade, com prisões, mortes e perseguições políticas. Mesmo assim, os movimentos permaneceram com suas mobilizações e conquistaram aos poucos uma série de direitos trabalhistas e sociais.
Foi assim que surgiram a licença-maternidade, indenização por acidente de trabalho, redução da jornada de trabalho e melhores salários. No aspecto social, as mulheres conquistaram o direito ao voto, participação política, autonomia para o trabalho, entre outros.
O Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tornando-se um símbolo de luta e determinação das mulheres por uma sociedade mais justa.
Data: 08/03/2021