O Vale do Ribeira foi incluído hoje na fase vermelha do Plano São Paulo.
O número de casos e mortes aumentaram muito de 23 a 30 de julho e a região teve um aumento de 130,4% no número de casos confirmados da covid-19 e de 600% no número de óbitos.
No dia 15 de julho Itariri contabilizava 102 casos positivos e 03 óbito. Passados 15 dias (30/07) havia o registro de 165 casos positivos, um aumento de 61,7% e, lamentavelmente, 04 óbitos.
Com as UTIs praticamente lotadas e a transferências de pacientes para outras regiões, o Governo do Estado reclassificou a região para a Fase Vermelha, a mais restritiva, onde só pode funcionar os serviços essenciais.
A decisão foi tomada após o governo estadual recomendar que as prefeituras tomem medidas mais restritivas para tentar reduzir o índice de contaminação da população pelo coronavírus e o nível de ocupação dos leitos de UTI.
Confira abaixo o que pode continuar funcionando a partir de segunda-feira - 03/08:
-
Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias e estabelecimentos de saúde animal.
-
Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres. É vedado o consumo no local.
-
Bares, lanchonetes e restaurantes: permitido serviços de entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive-thru). Válido também para estabelecimentos em postos de combustíveis.
-
Estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos.
-
Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais.
-
Segurança: serviços de segurança pública e privada.
-
Comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens
-
Construção civil, agronegócios e indústria: sem restrições.
Data: 03/08/2020