Logo

Notícias


O Vale do Ribeira foi incluído hoje na fase vermelha do Plano São Paulo.
O Vale do Ribeira foi incluído hoje na fase vermelha do Plano São Paulo.

O número de casos e mortes aumentaram muito de 23 a 30 de julho e a região teve um aumento de 130,4% no número de casos confirmados da covid-19 e de 600% no número de óbitos. No dia 15 de julho Itariri contabilizava 102 casos positivos e 03 óbito. Passados 15 dias (30/07) havia o registro de 165 casos positivos, um aumento de 61,7% e, lamentavelmente, 04 óbitos. Com as UTIs praticamente lotadas e a transferências de pacientes para outras regiões, o Governo do Estado reclassificou a região para a Fase Vermelha, a mais restritiva, onde só pode funcionar os serviços essenciais. A decisão foi tomada após o governo estadual recomendar que as prefeituras tomem medidas mais restritivas para tentar reduzir o índice de contaminação da população pelo coronavírus e o nível de ocupação dos leitos de UTI. Confira abaixo o que pode continuar funcionando a partir de segunda-feira - 03/08:   Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias e estabelecimentos de saúde animal. Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres. É vedado o consumo no local. Bares, lanchonetes e restaurantes: permitido serviços de entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive-thru). Válido também para estabelecimentos em postos de combustíveis. Estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos. Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais. Segurança: serviços de segurança pública e privada. Comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens Construção civil, agronegócios e indústria: sem restrições.

Data: 03/08/2020 Categoria: Notícias

Ver Mais
Câmara de Itariri retoma sessões ordinárias na próxima semana
Câmara de Itariri retoma sessões ordinárias na próxima semana

Após o período de recesso parlamentar, a Câmara de Vereadores de Itariri retomará as sessões legislativas no dia 5 de agosto, a partir das 19h. O acesso ao prédio permanecerá limitado aos vereadores e funcionários Casa, tendo em vista as medidas de prevenção à covid-19.   Assim como ocorreu no primeiro semestre, o público poderá conferir os trabalhos legislativos por meio das plataformas virtuais. As sessões são transmitidas ao vivo pela página oficial do Facebook da Câmara, que pode ser acessada pelo link https://www.facebook.com/camaradeitariri/. Basta curtir a página e receber as notificações e atualizações das sessões legislativas. As gravações também ficam, posteriormente, disponíveis no canal Câmara de Itariri no Youtube.   Expediente Em períodos de recesso parlamentar, não há sessões ordinárias, ou seja, o trabalho legislativo realizado no plenário da Casa.  Mas o expediente da Câmara, para todos os demais serviços, são mantidos normalmente, inclusive o horário de expediente.

Data: 30/07/2020 Categoria: Notícias

Ver Mais
Vale do Ribeira avança para a Fase Amarela no Plano de Retomada da Economia
Vale do Ribeira avança para a Fase Amarela no Plano de Retomada da Economia

O Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (10/07), que a região do Vale do Ribeira foi reclassificada para a Fase Amarela do Plano São Paulo, que estabelece critérios para a retomada da economia nos municípios paulista. Com a mudança, será permitida a reabertura de restaurantes, lanchonetes, salões de beleza e academias, com restrições para a circulação de pessoas e a implantação de medidas de segurança, como o uso de máscaras e a disponibilização de álcool gel.  O Vale do Ribeira estava na zona vermelha e deu um salto para a fase amarela, sem a necessidade de passar pela fase intermediária entre as duas, que é a laranja.  Itariri e as demais cidades da região devem publicar decretos para regulamentar essas alterações na atividade econômica.  O governo estadual justificou a reclassificação pela melhoria nos índices da região nas últimas duas semanas, com a redução na taxa de ocupação dos leitos de UTI e no ritmo de contágio da doença na região. Atualmente, o Vale tem uma ocupação de 34% dos leitos de UTI, com atendimentos nos hospitais de referência da região nas cidades de Registro e Pariquera-Açu. Há 10,4 leitos de UTI para cada 100 mil habitantes.  Os municípios que integram a região somam um total de 1.937 casos confirmados, 54 óbitos e 1.351 curados.  

Data: 10/07/2020 Categoria: Notícias

Ver Mais
Plenário aprova projetos e requerimentos em sessão ordinária
Plenário aprova projetos e requerimentos em sessão ordinária

A Câmara de Itariri aprovou, por unanimidade, dois projetos de lei na 9ª sessão ordinária, realizada na quarta-feira (17/06). Uma das matérias, de autoria do vereador Aloisio Antunes Batista, estabelece a obrigatoriedade da doação de plantas ornamentais para concessão de alvarás de novas edificações, movimentação de terras e autorização para corte de árvores. O outro projeto de lei, proposto pelo vereador Rafael Gustavo Peroni, reconhece como utilidade pública a Associação denominada União dos Moradores do Jardim Quiles e Adjacências – Umojaquia.  O plenário também aprovou requerimentos direcionados à Prefeitura, com questionamentos e solicitações de esclarecimento a respeito de políticas públicas e ações da Administração Municipal. Além disso, foram encaminhadas indicações com pedidos de melhorias em diversas áreas do Município.  A gravação da sessão fica disponível nos canais oficiais do Facebook e Youtube. A Câmara entra em recesso parlamentar, mas o atendimento da Casa das Leis permanece com o mesmo expediente.   

Data: 18/06/2020 Categoria: Notícias

Ver Mais
Com transmissão online, Câmara realiza sessão ordinária nesta quarta-feira (16)
Com transmissão online, Câmara realiza sessão ordinária nesta quarta-feira (16)

Nesta quarta-feira (16), a partir das 19h, a Câmara de Itariri realiza a 9ª sessão ordinária referente ao exercício do ano 2020. Os munícipes poderão acompanhar os trabalhos legislativos pela internet, ao vivo, acessando a transmissão (live) na página oficial da Câmara de Itariri no Facebook.  Para visualizar a página oficial, basta acessar o link https://www.facebook.com/camaradeitariri/, clique no botão “curtir” e receba as atualizações e notificações de transmissão do Poder Legislativo Municipal.  O QUE SÃO SESSÕES ORDINÁRIAS? Tratam-se de reuniões formais, com ritos e protocolos, que ocorrem no plenário da Casa das Leis, com a presença de todos os vereadores para o debate e deliberação de várias matérias, como projeto de lei, requerimento, indicação, moção e análise das contas da Administração Pública.  SAIBA MAIS Este site também reproduz todas as matérias aprovadas na Casa das Leis, pelo ícone “Sessões”, que fica na parte superior da página inicial, ou nos ícones que ficam na parte lateral, como “Leis Municipais”, “Requerimentos”, “Projetos de Leis”, “Indicações” e outros.   

Data: 17/06/2020 Categoria: Notícias

Ver Mais
Vale do Ribeira é reclassificado à Fase “Laranja” do plano de retomada da economia
Vale do Ribeira é reclassificado à Fase “Laranja” do plano de retomada da economia

As cidades do Vale do Ribeira poderão iniciar a retomada gradual de sua atividade econômica. A mudança ocorre em virtude da decisão do governo estadual que reclassificou a região no Plano São Paulo, que estabelece os critérios para a retomada da economia e o funcionamento de estabelecimentos comerciais, órgãos públicos, templos religiosos, entre outros.  O Vale do Ribeira sai da chamada Fase “Vermelha” (que permite apenas a abertura dos serviços essenciais) e avança para a “Fase Laranja” (que autoriza a retomada de algumas atividades econômicas, com restrições). Essa fase permite a abertura de determinados estabelecimentos e serviços considerados “não essenciais”, como centros comerciais (incluindo shopping), comércio varejista, comércio de rua, escritórios, concessionárias de veículos e serviços imobiliários. De acordo com o governo estadual, a região apresentou uma evolução positiva nos índices referentes à taxa de ocupação de UTI e quantidade de pacientes internados e óbitos.  Para retomar o funcionamento de suas atividades, os estabelecimentos autorizados nessa fase deverão cumprir uma série de exigências, como a obrigatoriedade do uso de máscara, a oferta de álcool gel e o distanciamento social, reduzindo assim o risco de transmissão do novo coronavírus.  O QUE NÃO MUDA O funcionamento regular de bares, restaurantes, lanchonetes e serviços semelhantes ocorrerá apenas na fase seguinte, que é a amarela. Portanto, nesse momento, os estabelecimentos dessa categoria têm autorização apenas para o atendimento com o serviço delivery.  A fase laranja também não permite a reabertura de salões de beleza, academia, escola, igreja e outros serviços que possam provocar aglomeração de pessoas.   

Data: 10/06/2020 Categoria: Notícias

Ver Mais
Vereadores aprovam gratificação temporária a servidores que atuam na linha de frente da Covid-19
Vereadores aprovam gratificação temporária a servidores que atuam na linha de frente da Covid-19

A Câmara de Itariri aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que que concede gratificação temporária aos servidores públicos que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. A matéria recebeu parecer favorável da Casa na 8ª sessão ordinária, que aconteceu na quarta-feira (03/06). A proposta, de autoria da Administração Municipal, prevê a destinação de um bônus na ordem de R$ 200 a funcionários públicos lotados no Departamento de Saúde e em outros departamentos que prestam serviços essenciais e estejam expostos à contaminação do novo coronavírus, incluindo os serviços externos.  Conforme o texto do projeto, serão contemplados também os servidores que necessitaram se ausentar pelo contágio da Covid-19 no exercício de suas funções.  A matéria agora segue para a sanção do prefeito municipal.  AÇÃO DO LEGISLATIVO Em 24 de março, os vereadores enviaram um ofício à Prefeitura, com uma proposta bem semelhante de gratificação aos servidores. A iniciativa mostra, mais uma vez, o empenho e o compromisso do Poder Legislativo em colaborar com propostas de melhorias para toda a Cidade.  De acordo com o documento: “Nada mais justo que esses profissionais sejam recompensados de alguma forma, haja vista que colocam em risco suas vidas e seus familiares em prol do bem comum, desempenhando um papel essencial para a população na prestação de relevante serviço social” OUTRAS MATÉRIAS Os vereadores também aprovaram requerimentos e indicações solicitando à Prefeitura esclarecimentos de assuntos de interesse público, além de melhorias na Cidade.  Quem não assistiu a sessão online poderá conferir a gravação no canal oficial do Youtube na Câmara, pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCh9xJeK8hR0vYPe25y_UyVA  

Data: 04/06/2020 Categoria: Notícias

Ver Mais
Câmara realiza sessão ordinária nesta quarta-feira (3)
Câmara realiza sessão ordinária nesta quarta-feira (3)

Nesta quarta-feira (3/6), a Câmara realiza a 8ª sessão ordinária do exercício de 2020. Os trabalhos legislativos iniciam-se às 19h, com transmissão ao vivo pela página oficial da Câmara no Facebook, disponível no link https://www.facebook.com/camaradeitariri/. O usuário deve curtir a página para receber as atualizações e informativos do Poder Legislativo. Na sessão ordinária, os vereadores analisam, debatem e fazem a votação dos projetos de lei; verificam os atos do Poder Executivo (Prefeitura), sobretudo no que diz respeito à aplicação dos recursos públicos; encaminham requerimentos solicitando esclarecimentos ou informações de interesse público; apresentam indicações de melhorias na Cidade.  A participação da população é essencial para melhorar o trabalho do Poder Legislativo no Município, com ideias, propostas e sugestões para solucionar os problemas locais. Como a presença física dos moradores tornou-se, momentaneamente, inviável por conta da pandemia do coronavírus, a plataforma online garante a publicidade, a transparência e a interação com o público nas sessões legislativas. Assista e compartilhe com os familiares e amigos.   

Data: 02/06/2020 Categoria: Notícias

Ver Mais
Quarentena é prorrogada no Vale do Ribeira por mais 15 dias
Quarentena é prorrogada no Vale do Ribeira por mais 15 dias

Itariri e as cidades do Vale do Ribeira permanecerão em quarentena por mais 15 dias, a partir de segunda-feira (01/06). A decisão foi anunciada pelo Governo de São Paulo, que estabeleceu critérios para a reabertura da atividade econômica no âmbito estadual. No primeiro momento, as cidades do Vale do Ribeira não poderão ser contempladas com essa medida, pois a região é considerada de “alerta máxima” para a situação do coronavírus.  Conforme as determinações do governo estadual, será mantida a autorização para o funcionamento apenas dos serviços essenciais. Após o período dessa nova quarentena, os municípios poderão flexibilizar a abertura do comércio se tiverem êxito no controle da pandemia.  As novas regras foram estabelecidas pelo Plano São Paulo, que classifica as regiões do Estado em cinco fases representadas por cores diferentes. •    Fase 1 (cor vermelha): situação de alerta máximo, sendo permitido somente o funcionamento dos serviços essenciais •    Fase 2 (cor laranja): situação de controle, que permite a reabertura de atividades com restrições.  •    Fase 3 (cor amarela): permite a abertura de um número maior de setores •    Fase 4 (cor verde): permite abertura de um número maior de setores em relação à fase 3. •    Fase 5 (azul): é o normal controlado, com autorização para o funcionamento de todas as atividades com protocolos.  As fases de cada região são estabelecidas por critérios que levam em consideração a evolução de casos confirmados da Covid-19 e o índice de ocupação de leitos de UTI do sistema de saúde. No Vale do Ribeira, até 27/05, foram confirmados 443 casos com teste positivo para a Covid-19, além de 16 mortes e 238 casos suspeitos.  Os hospitais públicos de referência, que atendem todos os municípios da região, dispõem de 39 leitos (Registro e Pariquera-Açu), para uma população superior a 326 mil pessoas (IBGE). Se houver a redução do índice de contaminação e o aumento da disponibilidade de leitos, a região pode avançar para as fases seguintes do Plano São Paulo.   

Data: 28/05/2020 Categoria: Notícias

Ver Mais
Projetos de lei, requerimentos e moções são aprovados em sessão da Câmara
Projetos de lei, requerimentos e moções são aprovados em sessão da Câmara

Em busca de melhorias nos serviços públicos, os vereadores aprovaram uma série de matérias de interesse da população, na sessão legislativa realizada na quarta-feira (20/05).    Os representantes do Poder Legislativo deram parecer favorável a quatro projetos de lei, quatro moções com votos de congratulação (homenagem a munícipes) e 15 requerimentos, com pedidos de informações e esclarecimentos sobre as ações da Administração Municipal e a destinação dos recursos públicos.    Além disso, foram apresentadas indicações à Prefeitura com propostas e sugestões para solucionar problemas da Cidade. Todas as matérias podem ser conferidas no seguinte link: http://www.camaradeitariri.sp.gov.br/sessoes/data/2020-05-20   É importante esclarecer que a função da Câmara de Vereadores é atuar, prioritariamente, na fiscalização dos atos do Poder Executivo (Prefeitura), encaminhar pedidos e reclamações da população e aprovar projetos de lei. Dessa forma, o Poder Legislativo torna-se o porta-voz da população junto ao poder público e contribui diretamente na formulação de políticas públicas para a Cidade.    Projetos de lei: Na sessão, foram aprovados projetos de lei com as seguintes matérias. O PL 15/2020, de autoria da Administração Municipal, trata sobre a revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos municipais, permitindo assim o reajuste conforme os índices de inflação.    Outros dois projetos, de autoria do vereador Marcelo Britto, também foram aprovados: o PL 17/2020 denomina por “Maria Aparecida Silva” a rua Projetada Sete, no bairro Raposo Tavares; já o PL 18/2020 institui medidas de transparência sobre a utilização dos recursos destinados para o enfrentamento ao novo coronavírus, com a prestação de informações no site da Prefeitura.    O vereador Rafael Gustavo Peroni também apresentou o projeto de lei nº 18/2020, aprovado pela Casa, que denomina por “Nizio Alves dos Santos” a rua Projetada, no Distrito de Ana Dias.    Sessão online A sessão foi transmitida ao vivo pela página oficial da Câmara no Facebook. É possível, também, conferir a gravação na íntegra pelo canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCh9xJeK8hR0vYPe25y_UyVA

Data: 21/05/2020 Categoria: Notícias

Ver Mais

Informações da Câmara

CÂMARA MUNICIPAL DE ITARIRI – SP

Rua Benedito Calixto, 177 – Centro

Dias de Funcionamento: 2ª a 6ª feira

Expediente: 08:00 – 12:00 h / 13:00 – 17:00 h

Email: diretoria@camaradeitariri.sp.gov.br

(13) 3418-1216

(13) 3418-1614

www.camaradeitariri.sp.gov.br

Nossa Localização